Hidroterapia: método curativo ou preventivo feito através de terapias pela água.
Por: Leila Sabará - Livro Beleza Total II (Lançamento em outubro de 2011) - Editora DCL
A Aplicação da água provoca múltiplas reações no corpo humano, dependendo sempre da forma da aplicação, do tipo de água e da própria pessoa, de como ela reage a tudo isto, abrindo um leque de reações que dependem de cada organismo.
Mudanças induzidas pela hidroterapia
Em aplicações de água quente ou fria, a temperatura determina mudanças que dependem da duração e da extensão da região corpórea que está em contato com a água, da forma da aplicação e do tipo de água. Essas modificações não afetam só a área onde o estímulo está sendo aplicado como também os tecidos profundos e os órgãos, as reações mais comuns a esses estímulos são:
- Sistema Respiratório
- Sistema Nervoso
- Sistema Vascular
Quando a água está muito fria com uma temperatura de 18ºC: primeiro a pessoa fica pálida, sofre arrepios e tem uma sensação geral de frio que pode produzir dor, depois sofrerá hiperemia (um aumento da quantidade de sangue circulante num determinado local, ocasionado pelo aumento do número de vasos sanguíneos funcionais) causando uma vermelhidão cutânea e sensação de calor e de bem estar.
De maneira geral e segundo o tipo de aplicação, a hidroterapia usada com aplicações frias ou muito quentes com curta duração produz uma ação estimulante e refrescante. Os banhos mornos produzem um efeito sedante e favorecem o sono, ao contrário dos banhos longos e quentes, provocam uma intranqüilidade e insônia sobre tudo se são realizados à noite.
Devido aos efeitos produzidos pelas técnicas baseadas na hidroteria, os tratamentos devem ser indicados e acompanhados pelos profissionais competentes.
Benefícios da Hidroterapia
A hidroterapia revitaliza o organismo estimulando o sistema imunitário ao melhorar as defesas frente a infecções. E se tem comprovado que resulta como ajuda em muitas enfermidades como:
-Dor, no caso de artrite, lombalgias, cefaléias aonde ajuda a acalmar, relaxar ou mesmo tratar melhorando o quadro geral da pessoa.
-Problemas circulatórios como, pés frios, varizes, hemorróidas, etc.
-Problemas de Pele como, psoríase, dermatites atópicas, acne, etc.
Contra indicações da Hidroterapia
-Patologias cardíacas, vasculares periféricas e respiratórias graves onde o médico indique que não se deve aplicar tratamentos hidroterápicos até a melhora do paciente.
-Enfermidades Infectocontagiosas.
-Enfermidades agudas com febre, aonde haja vírus ou bactérias.
-Enfermidade micóticas(com fungos).
-Estado de debilidade extrema.
Obs: deve-se ter cuidado com as pessoas grávidas, obesas, com hipotensão, ou que tenham algum impedimento para os tratamentos hidroterápicos.
Para saber mais:
Livro Beleza Total II
Autora: Leila Sabará
Editora DCL